A autora é a Rubia, que visitou o blog, pois terá uma prova na faculdade!

Mas como ela me pede mais umas dicas, eu as escrevo abaixo, em amarelo/negrito

A economia está muito aquecida e sinais de inflação (de difícil controle) surgiram no horizonte depois de muito tempo.Parte desta inflação é `importada´, mas uma parte advém do consumo das famílias [é importante notar que este consumo cresceu porque bancos, financeiras e varejistas passaram a dar mais crédito para novos e antigos clientes, além de alongar os prazos de certas linhas, como o financiamento imobiliário e de automóveis]  . Pois é para dar um freio nisso que o Banco Central iniciou um processo de aumento da SELIC.

Portanto, o custo da dívida da população e das empresas vai subir, assim como ficará um pouco mais complicado rolar tais dívidas [este processo é de alto risco para a economia como um todo, pois é como tentar brecar um carro em alta velocidade: a probabilidade de acidente é alta! – o banco central e os bancos terão que administrar isto com cuidado, pois a população está endividada e não se pode cortar ou encarecer fortemente o crédito de repente]

 

Valeu, Rubia, você virou uma colaboradora do blog. Escreva sobre a prova, as perguntas, o debate com o professor, ok?! Muito obrigado!