As redações parecem ter adotado o cinza para ilustrar o momento econômico. Este blog vem alertando PF’s e PJ’s sobre a deterioração da economia há tempos, pois entendo que a situação do crédito daqueles mais frágeis economicamente vai ficar preta e não vai demorar muito.

Abaixo eu ofereço alguns links que reforçam o que venho dizendo. Resumindo:

  1. A economia mundial está desacelerando e com inflação em alta: a chamada estagflação, situação em que os Bancos Centrais e Ministros das Finanças não sabem qual problema atacar.
  2. Os juros têm que subir para segurar o chamado ‘mal maior’, que é a inflação – inclusive aqui.
  3. A qualidade do crédito internacional está se deteriorando rapidamente, segundo dados da Coface, maior seguradora de exportação do mundo.
  4. Os bancos lá fora estão com menor poder de fogo para dar crédito e manter a economia americana e européia andando. Os daqui não, mas como emprestaram muito para novos tomadores – e foram arrojados demais em alguns casos (como nos financiamento de automóveis) -, já dão sinais que o crédito ficará menos facilitado a partir de agora.
  5. Aqui, a economia está super aquecida, com uma inflação que começa a incomodar. O governo já ameaçou que tem outras ‘armas’ para usar se esta não ceder logo. Bravata? Um pouco apenas.

Boa leitura e bom final de feriado para os Paulistas, F.

http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/07/09/ult1913u91640.jhtm

http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/07/09/ult29u62369.jhtm

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200807091740_RED_77193041&idtel