A página A16 do Valor Econômico de 3af davam a entender que o Brasil vive num planeta à parte. São duas reportagens:

  1. A primeira discutindo o pleno emprego e o efeitValor Econômico de hoje (3af)o sobre a inflação.
  2. A segunda entrevista o economista Regis Bonelli, que acredita que o investimento continuará crescendo, apesar da alta dos juros.

Nota: não envio os links, pois este jornal tem senha e depois ninguém consegue ler a matéria.

As duas reportagens fariam todo sentido se não estivessemos vendo o atual cenário econômico mundial se deteriorar rapidamente! E aí o Brasil vai parar também. Sofreremosá menos que a maioria dos demais países, mas estamos longe da tão falada (até por mim!) ‘blindagem’. Nossa blindagem chama-se China e ela encontrará sérios desafios pela frente, e os problemas chineses serão nossos também.

Em suma, acho que está na hora de levar mais a sério o cenário internacional e como este irá impactar nosso país. Tem um mundo de gente endividada, que vai sofrer muito quando a economia desacelerar (e o desemprego subir, as vendas cairem…).

A situação americana está tão complexa, com quebra de bancos, restrição ao crédito e uma inflação que os assusta (ver abaixo), que me parece impossível que não vá se alastrar por outras partes ainda sem crise do mundo.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200807162257_BBB_77214865&idtel=

Acho que já passou da hora da mídia abordar possíveis consequências de uma crise global atingir o Brasil de forma mais séria. Voltarei com mais detalhes sobre o tema ao longo da semna.

Atenção!! Abraços, FB