Caros – este post (e o link abaixo) é especialmente endereçado a dois públicos:

1. Pessoas que poupam menos do que gastam e, portanto, se endividam: OLHEM O ABSURDO DE TAXAS DE JUROS DE JUROS QUE VOCÊS PAGAM!!! Olhem bem a comparação entre a taxa de juros básicas da economia e comparem com as suas! Espero que o choque reduza certos ímpetos de trocar de celular todo ano (e de carro também), ou de viajar para lugares mais caros, ou que tal rever sua tara por grifes, e por aí vai.

2. O segundo grupo é a mídia: por que fazer tanto estardalhaço cada vez que a SELIC sobe? Ela só interessa para os mais ricos, que são investidores e que irão ganhar ainda mais juros reais. Estes ricos representam uma parcela ínfima da nossa população e não precisam ler laudas de jornais para saber o que está acontecendo. Por outro lado, o povão e as empresas pequenas e médias, QUE PAGAM 3, 4, 5 OU ATÉ 20 SELICs, estes pouco sabem do tema, que é divulgado assim-assim. Ora, isto deveria ser manchete de 1a página todo dia! Deveria ser também anúncio do Governo Federal, em horário nobre da TV, urgindo para o que povo se esperte! E oferecer treinanento básico sobre Educação Financeira também.

E os bancos? Pau neles? Nada disso, eles estão na deles, cobrando o que o cliente paga. Os bancos e financeiras não são mais vilões do que o supermercado na hora em que este precifica o agrião e a cebola, ou da indústria que vende um torno ou um furadeira. Todos os agentes capitalistas vendem seus produtos pelo maior preço possível, dentro de sua estratégia de market-share.

Quem tem que mudar é o tomador de crédito! Só que ele precisa de ajuda, pois tem pouco entendimento do assunto e tem pouca gente para ensiná-lo! Este blog e alguns outros que estão no meu blogroll são pequenos exemplos. Que venham outros!

http://diarionet.terra.com.br/creditosub.action.aspx?idPageItem=9754

Abraços e espalhem esta mensagem de utilidade pública, F.

Anúncios