Prezados, o relatório abaixo compara dados de maio/2008 com maio/2007 e dá algumas dicas sobre a evolução do crédito no país.

http://www.febraban.org.br/arquivo/destaques/20080624%20Relatório%20FEBRABAN%20Evolucao%20do%20Credito.pdf

A primeira constatação mais óbvia, é que o crédito PF vem crescendo muito, ainda que com menos velocidade. E o tão falado crescimento no crédito imobiliário, apesar de verdadeiro, ainda representa apenas 1% do total. Tem muito pra crescer – mas antes disso acontecer, o ideal seria que a renda da crescesse primeiro.

Uma notícia legal do lado das PJs, é que o crescimento das operações de Capital de Giro cresceram mais do que as de Conta Garantida, que é mais cara. De toda forma, ainda há muito empresário tomando este tipo de crédito (falarei sobre isto no próximo post).

E a Febraban mostra, com dados do Banco Central, que os juros subiram neste período de 12 meses. Vale notar o pico ocorrido em janeiro deste ano, por conta da crise do subprime americano. A crise não tinha nada a ver com o Brasil, mas em momentos de volatilidade é onde se ganha dinheiro – e os bancos ganharam. Mas, conforme um dos últimos posts, você pode e deve evitar de cair nessa,  mas tem que negociar forte.

Abraços, FB