http://www.rgemonitor.com/roubini-monitor/253111/who_is_going_to_rescue_the_hundreds_of_busted_us_banks_dont_count_on_suckering_again_the_foreign_governments_the_sovereign_wealth_funds_and_the_biggest_fire_sale_in_the_history_of_humanity

O Professor N.Roubini, da NYU, é o economista mais crítico do modelo econômico que levou a economia americano ao seu pior estado, desde a depressão de 1929 – e com potencial para dragar o resto do mundo junto.

Há 5 anos ele vem dizendo que existe uma bolha e que a economia entraria em recessão, etc. Os seus críticos dizem que ele pregou isto por tanto tempo, que a sua “profecia se auto-realizou”.

O texto acima, porém, trata de uma profecia recente que, se virar realidade, colocará a América de joelhos: que tal centenas de bancos americanos quebrando, por conta dos prejuízos com a crise imobiliária? O prejuízo dos acionistas destes bancos seria o menor dos problemas.

A incapacidade destes bancos emprestarem aos seus clientes é que seria o mega drama! Vocês sabiam que o consumo americano representa 70% da demanda agregada? Muito alto! E o volume de empréstimos para as pessoas físicas é equivalente a 100% do PIB! Muito alto ao quadrado.

Como funcionaria uma economia com o perfil acima, se centenas de bancos parassem de emprestar? Esta é apergunta que não quer calar.

O link acima é leitura recomendada por Nostradamus, acreditem-me. 

Abs, Fernando

PS: a jornalista Cristiane Lucchesi, do Valor, escreveu uma ótima matéria sobre este tema na edição de hoje. Não incluo o link porque Valor tem ‘cadeado’ para não assinantes, mas sugiro que procurem o jornal impresso para ler a reportagem.