É, meus amigos, o nosso país, ou melhor, nós brasileiros somos de outro planeta…

O link abaixo mostra a evolução do chamado Índice de Confiança do Consumidor de todos os países que têm relevância econômica no planeta. A fonte é a prá lá de confiável OCDE (ou Organization for Economic Co-operation and Development – OECD, inglês).

Confesso que interpetro tais informações com desconforto, pois a confiança do consumidor vem derretendo no mundo todo – até na China! A excessão é a Coréia, que estranhamente está mais confiante, enquanto que na Índia e nos EUA a confiança permanece estável – com a Índia num patamar alto e os EUA na baixa, já há tempos.

Mas o nosso Brasil mantém-se fogoso, com a confiança lá em cima – estável, mas lá no alto. E olha que o consumidor daqui, que pouco ou nada poupa, consome às custas do endividamento mais caro do mundo!

http://stats.oecd.org/wbos/Index.aspx?queryname=299&querytype=view

É por isso que eu insisto tanto que é hora de segurar o consumo e as dívidas. Os índices do link acima demonstram que a propensão para consumir está para baixo no mundo (quase) todo, i.e. o crescimento econômico mundial vai desacelerar! E isso vai chegar aqui também, pois é ilógico que não chegue!

Oremos, F.

Anúncios