Postagem fresquinha da Miriam Leitão, destacando o competente e simpático economista J.R.Mendonça de Barros. Ele foi consultor de alguns bancos em que trabalhei há muitos anos e atesto que ele sabe das coisas. Porém, é um eterno otimista, coisa que eu já não estou tanto estes dias.

O link abaixo traz a visão dele para a crise internacional, sendo que ele não acredita que esta irá causar maiores problemas para Brasil, China e adjacências. Motivo: o mercado interno dos países emergentes dará conta do recado, compensando o esfriamento dos países ricos. Aposta forte, afinal, a inflação está comendo solta em todo lado, sem falar nos juros altos, como no Brasil.

Ele diz que o Brazil irá crescer por volta de 3,5% em 2009, o que está longe de ser uma recessão. Porém, se comparmos este número com os 6% que o país cresceu no primeiro trimestre deste ano, veremos que haverá sim uma bela desaceleração.

Resta apostar se esta brecada forte, mesmo evitando a trombada com o carro da frente, não fará com que o motorista bata com a cabeça no vidro, criando um belo galo na testa! O cinto de segurança e o airbag? E você acha que o neo-endividado tem este tipo de proteção?…

Abraços e boa leitura! F.

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/post.asp?t=fim_ou_ajuste&cod_Post=121828&a=73

Anúncios