1. Esta primeira dupla de links traz duas informações relevantes:

a. Paulson e Bernanke ameaçam os congressistas sem piedade: “se não houver uma solução urgente para a crise, os EUA sofrerão com uma brutal recessão”. Opinião deste blog: VERDADE.

b. Governo dá uma pista sobre como irá precificar os ativos podres que irá comprar: ao invés de utilizarem o correto mark-to-market (i.e. pagar o preço já ajustado pelo valor de mercado do dia), ao que tudo indica, o farão pelo método “hold-to-maturity” (i.e. pagarão pelo seu valor de face, menos juros e principal já pagos). Opinião deste blog: VAI CONTRA A LÓGICA CONTÁBIL PARA ESTE TIPO DE ATIVO, MAS NÃO PODERIA SER DIFERENTE. DO CONTRÁRIO, O SISTEMA FINANCEIRO AMERICANO FICARIA INSOLVENTE. ESTE BLOG VEM PROVOCANDO ESTE TEMA DESDE 5af PASSADA!

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=agciQviVP4dY&refer=home

http://krugman.blogs.nytimes.com/2008/09/23/getting-real/

2. O segundo link é quase uma paródia em função de:

a. Nicolas Sarkozy, Presidente da França, que mais parece ser candidato a Presidente da Terra, sugere que se convoque uma espécie de ONU da Crise. Em outra repercussão, diversos líderes de países emergentes, incluindo o nosso Lula e a vizinha Cristina Kirchner, soltam o verbo contra os EUA. Opinião deste blog: DESOPILAR O FÍGADO, APÓS DÉCADAS COMENDO MIGALHAS, NÃO FAZ MAL A NINGUÉM.

b. Tudo isso porque os EUA foram de uma ingenuidade ímpar nos últimos dias, quando pediram que outros governos (da Europa e Japão) seguissem os seus passos, etc. Ora, pipocas, o que os outros países têm a ver com isso? A crise é majoritarimente americana; quem vai quebrar é, em sua titânica maioria, banco americano; a recessão forte será lá mesmo. As perdas no resto do mundo são marginais se comparadas com aquelas na terra do Uncle Sam. Opinião deste blog: BUSH QUIS USAR OUTROS PAÍSES PARA NÃO APARECER MUITO FEIO NA FOTO. PERDEU E SAIRÁ DUAS VEZES PIOR AGORA.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aRO_NNUxunJo&refer=home

3. Este terceiro link é otimista, mas pouco revelador (como quase tudo neste imbróglio internacional)

O mega investidor Mark Mobius diz não acreditar numa recessão prolongada, pois investidores (como Private Equity Funds) irão atrás de barganhas. Ok, isto fará com que a bolsa pare de derreter. Mas e a recessão? O problema dos EUA é fazer o consumidor voltar a gastar sem crédito e isto continua a ser um mistério. Opinião deste blog: MOBIUS TEM VIÉS DE ALTA; ESTÁ ‘COMPRADO’ E QUER ‘VENDER’ MOTIVOS PARA QUE OS MERCADOS PAREM DE CAIR. NÃO COLA.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601213&sid=a.s0SHkp2tzg&refer=home

4. E para concluir: a humilhação política de Paulson & Bernanke no Congresso

Alguém achou que ia ser fácil? É lógico que o Congresso vai aprovar o pacote, mas com uma boa dose de mudanças, principalmente na GOVERNANÇA da sua implementação (pois não darão os super poderes solicitados por Henri Paulson). Ainda assim, enquanto debatem o projeto farão a dupla titânica da economia americana sangrar muito. O link do The New York Times nos dá uma boa visão do clima lá em Washington. Opinião deste blog: PODER É ISSO. TEM BÔNUS E ÔNUS. PAULSON TINHA-SE COMO GÊNIO (OU DEUS?), POIS A ECONOMIA SÓ CRESCEU NA MÃO DELE – ERA SÓ BÔNUS; MAS ERA UM BALÃO DE AR QUENTE. QUE VIVA AGORA COM O ÔNUS. BERNANKE, POR OUTRO LADO, NUNCA SAIU DA SOMBRA DE GREENSPAN (QUE SEMPRE FOI TIDO COMO GÊNIO) E AGORA ESTÁ TENDO QUE LIMPAR O ESTRAGO FEITO PELA BOMBA-RELÓGIO QUE OUTRO DEIXOU ARMADA…

http://www.nytimes.com/2008/09/24/business/economy/24fannie.html?_r=1&hp&oref=slogin

Mais notícias e visões da crise a qualquer momento.

Saudações, F.