Até aqui? Esta iniciativa do Banco Central me pegou de surpresa. Precisava? Analisemos.

A mídia repercutiu como sendo uma ação de apoio aos bancos pequenos, que são os que mais sofrem quando a liquidez aperta. Porém, parte desta liberação se dará a partir do compulsório de operações de leasing, e não me consta que estes bancos tenham tanto dinheiro retido neste tipo de compulsório.

Por outro lado, os bancões comerciais (de varejo) têm enormes operações de crédito compromissadas com seus grandes clientes, que estão investindo em aumento de capacidade, aquisição de concorrentes e modernização do parque industrial. E tem muito dinheiro retido no compulsório do leasing, para ser liberado.

E teve bancão de 1a linha pagando até 105% do CDI para tomar o seu e o meu dinheiro no CDB. Inacreditável. Se a cartomante me contasse que isto iria acontecer no Brasil, eu sugeriria que ela mudasse de profissão.

Bom, se tem banco com problema poucos sabem – é assunto tratado com muito sigilo e é assim que deve ser mesmo, do contrário pode haver uma corrida aos depósitos.

Abaixo segue o link de um ótimo artigo escrito pelo competente jornalista J.P.Kupfer, que tem um blog que bomba em termos de comentários (enquanto que aqui a turma é mais tímida, ou será que eu é que não dou abertura?) – eu mesmo vivo comentando no blog dele.

Boa leitura + abraços, Fernando

http://colunistas.ig.com.br/jpkupfer/2008/09/24/melhor-prevenir-do-que-remediar/