Olá – estou liderando uma conferência interna da Coface e SBCE em algum lugar do interior de SP e estou, portanto, blogando menos do que de hábito.

Ontem este blogueiro, na pressa, imaginou ter dado “um furo” e acabou dando um “tiro fora”: eu e os mercados fomos na conversa de alguns “porta-vozes” que deram a entender que o acordo estava costurado. Não estava e, pior, a coisa esquentou. Abaixo, segue um link do NYT que nos informa que Henri Paulson ficou de joelhos, no Congresso, implorando que não destruam o Plano!! Só que os próprios Republicanos, que também têm seu próprio grupo de trabalho, estão propondo coisas mais malucas que os próprios “inimigos” Democratas!

Esta crise também está trazendo às claras o ódio viceral que os Democratas desenvolveram pelos Republicanos nesta era Bush. Leiam abaixo + Paul Krugman no Blogroll. Parece coisa similar ao ódio que certas tribos africanas têm umas das outras! Mais, os próprios Republicanos querem se afastar de Bush & his boys, como se fossem leprosos!

Temos então TRÊS grupos lutando pelo controle do processo – e dos holofotes e manchetes!

http://www.nytimes.com/2008/09/26/business/26bailout.html?_r=2&sq=bush%20economy%20sucker&st=cse&oref=slogin&scp=1&pagewanted=all&oref=slogin

Enquanto isso, bancos quebram – básico, banal, ordinário habitual. O gigante WaMu quebrou e agora o mercado acha que o governo não irá salvar outros gigantes. Ninguém sabe direito os detalhes deste “PROER Made in USA”, mas o fato é que nenhum dos grandes quebrou de vez, pois sempre surgiu um bancão mais saudável para o resgate final.

Ficou confuso? É assim. Para os depositantes e para os empregados o que importa é que o banco continue funcionando, seja lá quem o controle. Já para os acionistas, tudo depende das regras de “salvação”, mas as ações dos mais açodados não param de cair 30-50% ao dia. E o plano, seja qual for o seu shape or form, não irá preservar os acionistas atuais que serão diluídos pelo controle do governo e/ou carcomidos pelo write-off dos ativos.

Abaixo segue uma repercussão dos novos “alvos” do mercado financeiro americano:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aoT65w.8AxDQ&refer=home

Saudações de Águas de São Pedro!

FB