Surpresa Geral: o Plano Paulson não foi aprovado!

E não é que eles não conseguiram aprovar o Plano Paulson?! É inacreditável a falta de liderança e prestígio do presidente Bush! Afinal, foram os senadores do seu próprio partido que o derrubaram na votação! É coisa para “pedir o boné” e ir para o seu rancho no Texas curtir a aposentadoria. O país mais importante e rico (sim, ainda o é, em tese) do mundo vive uma crise sem precedentes e está sem comando.

Ah, e McCain, candidato Republicano que apoiou o pacote (a contragosto) também perdeu, moralmente falando.

Paul Krugman, que é Democrata até a alma, aproveitou para destilar seu veneno com requintes de crueldade. Ao usar a expressão “Banana Republic”, vingou todos nós, latino-americanos. Ver abaixo.

http://krugman.blogs.nytimes.com/2008/09/29/ok-we-are-a-banana-republic/

Conforme bem escreve Floyd Norris, do NYT (ver link abaixo), surpreendeu também a falta de força dos líderes do partidos no Congresso que não conseguiram arregimentar forças no plenário.

Norris também diz, de forma direta, o seguinte: a indústria bancária está com problema com ou sem o pacote. É lamentável o esforço que estão fazendo para mudar as regras contábeis. Em inglês: The banking industry is in trouble with or without this bailout. Its efforts to change accounting rules to hide its problems are sad and appalling.

http://norris.blogs.nytimes.com/2008/09/29/september-surprise/

Abraços, F.