Já sabemos que os políticos americanos estão se degladiando como…gladiadores romanos. A maioria não quer assinar um “bill” (lei) em que dinheiro do seu eleitor irá financiar bancos quebrados – bem, não é isso que irá ocorrer, mas é isso que o povão pensa que vai. E vivemos e morremos por conta de percepções.

O que eu acho que vai acontecer com o Plano Paulson: ELE SERÁ APROVADO COM ESTE NOME OU OUTRO; MUITO OU POUCO MODIFICADO. E ISTO DEVERÁ ACONTECER PORQUE OS POLÍTICOS NÃO TERÃO CORAGEM DE DEIXAR O SISTEMA ENTRAR EM COLAPSO POR FALTA DE AÇÃO – SERÃO CULPADOS PELA DEPRESSÃO QUE VIRÁ PELA FRENTE. ENTÃO, O NEGÓCIO É BRIGAR ATÉ A MORTE POR MUDANÇAS QUE DESCARACTERIZEM QUE ISTO SERÁ UMA AJUDA AOS BANCOS E BANQUEIROS. TEM QUE PARECER QUE É UMA AJUDA PARA O POVO. E MAIS: AGUARDAM BUSH DECLARAR-SE CULPADO PELA CRISE.

E depois que for aprovado este (ou qualquer outro Plano): O SISTEMA FINANCEIRO AMERICANO RUIU. ESTÁ QUEBRADO E JÁ ESTÁ FEDERALIZADO. LI NA BLOOMBERG QUE O FED JÁ DESPEJOU MAIS DE USD 600 BI EM LINHAS DE LIQUIDEZ PARA O SISTEMA, I.E. QUASE O PACOTE EM SI. SE MARCAREM-A-MERCADO OS ATIVOS DOS BANCOS, ELES FICARÃO INSOLVENTES (I.E. QUEBRADOS); SE NÃO FOR DADA LIQUIDEZ, ELES QUEBRAM (OU MELHOR, JÁ TERIAM QUEBRADO). O GOVERNO IRÁ TENTAR SALVÁ-LOS (VIA PLANO), MAS NÃO EVITARÁ UMA TREMENDA RECESSÃO POR CONTA DO CRÉDITO APERTADO (AMERICANO SÓ PODE COMPRAR FIADO, POIS NÃO TEM RENDA DISPONÍVEL HÁ ALGUNS ANOS).

Então por que o mercado está nervoso? O MERCADO ESTÁ NEGOCIANDO (APOSTANDO) NA APROVAÇÃO DO PLANO E EM MAIS NADA! DEPOIS QUE FOR APROVADO, COMEÇARÁ UMA OUTRO APOSTA, I.E. SE OS BANCOS (E QUAIS) SE SALVARÃO OU NÃO. E COMO ISSO NÃO SERÁ UMA APOSTA PONTUAL – SERÁ UM PROCESSO LONGO E PENOSO -, A VOLATILIDADE CONTINUARÁ PRESENTE POR MUITO TEMPO!

Hoje, os mercados derreteram com gosto:

  • O real perdeu valor, atingindo R$ 1,964 real (dólar em alta de 5,99%)
  • A Bovespa perdeu 9,75%, fechando em 45.833 pontos
  • Enquanto escrevo, o índice Dow Jones cai 6,98%; a Nasdaq derrete 9,14% e o índice Standard & Poor’s 500 despencou 8,79%.

ATENÇÃO: É PRECIFICAÇÃO DE FIM-DO-MUNDO, MAS EU NÃO ACREDITO QUE CHEGAREMOS LÁ AGORA – SÓ MAIS PRA FRENTE.

BOA PARTE DESSA QUEDA FOI PROVOCADA POR ESPECULAÇÃO E NÃO POR PÂNICO PURO. QUANDO ALGUM PLANO FOR APROVADO, AS COTAÇÕES VOLTARÃO PARA UM PATAMAR APENAS RUIM – E NÃO PÉSSIMO COMO ESTÁ AGORA. MAS A VOLATILIDADE VEIO PARA FICAR.

A América não será mais a mesma depois da crise do subprime. Pode anotar.

Um abraço, Fernando