Esqueçam as previsões dos analistas. Conforme já devo ter dito umas 500 vezes, aqui, em reuniões e na mídia:

1. Não há liquidez em lugar nenhum do mundo, o que inviabiliza compras pra valer de ações ou de qualquer outro ativo – por outro lado, o atual momento favorece muito qualquer tipo de vendas.

2. Não há mais dúvida que a recessão mundial já chegou (EUA e Europa). A dúvida é se esta será dura ou muito dura e quanto tempo durará (em anos, não meses).

3. Não há referência de preços na economia global: o petróleo está caro ou barato? O dólar está caro ou barato? A ação da Vale está…? Esqueçam, ninguém sabe!

Isso posto, não há como se tomar uma posição direcional, i.e. “compra e senta em cima do papel”. Quem está jogando agora é a turma da especulação (sem juízo de valor!) que entra comprando e depois frita os papéis. Tem também alguns desavisados que só perdem nesses momentos de volatilidade.

Como estou quase ganhando o apelido de “Roubini Brasileiro”, tamanho negativismo que devo transmitir nessas páginas, segue abaixo uma visão otimista. Sabem né, é aquela coisa do livre arbítrio… Pois é, cada um com seu julgamento e decisão:

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1403420&path=/investimentos/

Eu discordo brutalmente de várias afirmações deste articulista.

Abraços, Fernando