TRANSPARÊNCIA

Lembram quando Paulson & Bernanke ficaram de joelhos perante o Congresso americano, implorando pela aprovação de um pacote de USD 700 bilhões? À época, esse volume era ultrajantemente grande. Muitos – eu incluso – acharam que isso seria a “entrada” de uma refeição que ainda teria “prato principal” e “sobremesa”.

Pois bem, a Bloomberg informou que a conta já chegou aos USD 2 trilhões – e continua crescendo – sob a forma de diferentes programas emergenciais (novos e outros já existentes pré-crise).

Pior, o Congresso exigiu total transparência quanto à utilização dos USD 700 bi e agora não consegue informações sobre um lote muito, mas muito maior – e crescente. A Bloomberg News chegou a entrar com uma ação na justiça americana, solicitando que sejam divulgadas informações relativas às garantias dadas para esses empréstimos.

Se por um lado ninguém retorna as ligações e emails dos editores da Bloomberg News, Paulson & Bernanke vêm passando maus momentos em diversas audiências no Congresso americano, pois são cobrados pelas promessas de total transparência.

Mas dentro do próprio Congresso há quem os apóie, como o poderoso Chairman da House Financial Services Committee Barney Frank, que disse: “O grau de transparência do FED vem sendo adequado e o risco que estão assumindo é apropriado para a atual situação econômica.” Ele discutiu essa situação com Timothy F. Geithner, número 1 do FED Regional de NY e o mais forte candidato para substituir Paulson no futuro governo de Barack Obama. E Mr. Geithner também concorda que o FED não poderia divulgar mais do que está fazendo, pois colocaria o sistema em risco. Em outras palavras, dificilmente o nível de transparência das ações do FED mudarão no governo Obama.

O tema é complexo; nunca vivemos nada parecido. É natural que os contribuintes tenham direito de saber para onde seu dinheiro está indo e quais garantias o governo está recebendo pelos empréstimos e demais ajudas dadas aos bancos. Mas quando o assunto é sigilo e solidez de bancos grandes, todo o cuidado com a informação é aconselhável. Abaixo a reportagem integral.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601170&refer=home&sid=ahdVHk_Ccoeg

Desafios do capitalismo…

Abraços, F.