Caros – espero que o vídeo abaixo funcione, pois o “padrinho” deste Blog, Professor Nouriel Roubini, nos atualiza quanto à severidade da contração econômica dos EUA, além de opinar sobre ativos. Enjoy!

http://www.bloomberg.com/avp/avp.htm?N=av&T=Roubini%20Says%20Stocks%20May%20Fall%20Another%2020%25%20Before%20Recovery&clipSRC=mms://media2.bloomberg.com/cache/vl1xviiQUTmk.asf#

Mas se não funcionar, ou se você não quiser se aborrecer com o inglês dele, abaixo eu listo o essencial das suas declarações:

  1. Ele não espera uma Depressão, mas “apenas” a pior recessão dos últimos 5o anos, nos EUA (i.e. no mundo!).
  2. A dita recessão teria começado em dezembro de 2007 e se arrastará até o final de 2009, i.e. dois anos. A recuperação plena também levará dois anos, mas será mais lenta do que todas as demais. Em sua visão, 2010 e 2011 serão anos fracos de crescimento, abaixo do potencial econômico.
  3. [Visão do Blog: a recuperação será mais lenta porque o crédito será fraco e os investidores estarão menos capitalizados do que nunca].
  4. Roubini estima que a economia americana terá 4% de queda do PIB nesse período. Pior que isso, pelo que ele projeta, só no pós-II Guerra e na Grande Depressão.
  5. Ele defende o bail-out (i.e. “salvação”) das montadoras americanas (GM, Ford e Chrysler) porque elas representam mais de 2 milhões de empregos. Sua bancarrota teria um impacto regional devastador (na região de Barack Obama, by the way…).
  6. Nouriel Roubini é bearish (“baixista”) nos seguintes ativos: US Dollar, commodities, stocks (ele prevê que os mercados de ações ainda deverão cair mais 20% até começarem a reagir).
  7. As perspectivas para a economia mundial não são boas, pois a Europa continua tímida nos seus pacotes fiscais e os mercados emergentes não estão sólidos como muitos pensam [nós brasileiros, p.ex.] e crises financeiras surgirão [ai, Jesus!…].

Oremos + abraços,

Fernando