Caros – este blog não se notabiliza por criticar governos e governantes – só as vezes, quando merecem. Mas vocês notaram certas falas do nosso mandatário esta semana? Acho que Lula não estava numa boa semana – ou será impressão minha?

1. Ao receber o Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, ele discursou: “É uma crise causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes da crise parecia saber tudo e agora não sabe nada”

  • Essa frase correu o mundo. Foi profundamente inapropriada por conta do preconceito nela embutido. E, pior, pelo fato dele ser anfitrião do Chefe de Estado de um país de gente de branca e olhos claros.

2. Ao lançar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, o Presidente comentou sobre o prazo de entrega:  “Não tem limite, não tem data. Portanto, ninguém me cobre que nós vamos fazer 1 milhão de casa em dois anos”

  • Lançar um programa – de qualquer coisa – sem data para conclusão é bizarro. Não tem nem que tentar explicar.

3. Ao discursar na FEICOM (feira da construção civil), disse: “Nós, hoje, mais do que fazer uma pauta de reivindicação pedindo mais aumento, temos de contribuir para as empresas venderem mais”

  • Bem, aqui ele não falou bobagem alguma, mas foi algo tão inimaginável de sair da boca de Lula que vale menção. Até porque foi usada politicamente pela mídia e até sindicalistas ficaram na bronca.

Abraços, F.

PS 1: Gordon Brown é o Primeiro Ministro do Reino Unido e não da Inglaterra, como grande parte da mídia reportou, com imbatível ignorância. O Reino Unido é composto por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A capital do Reino Unido fica em Londres, que coincidentemente é capital da Inglaterra. Mr. Brown é escocês (assim como o era seu antecessor, Mr. Blair).

PS 2: Lula havia dito que não conhecia banqueiros negros ou índios, ao defender seu ataque a brancos e loiros. Pois bem, um certo Stanley O’Neal era até outro dia CEO da poderosa Merril Lynch e um dos grandes líderes de Wall Street. Apesar do nome 100% irlandês, Mr. O’Neal não é propriamente um cidadão loiro ou ruivo, muito pelo contrário. Vejam aqui dúzias de fotos dele, em vários ângulos, para não deixar dúvidas.