O ótimo blog de Brad Setser nos mostra, entre outras informações muito relevantes, este gráfico, que demonstra claramente o triste grau de desaquecimento da economia internacional.

A Ásia é a região exportadora de produtos manufaturados, por excelência, e os países ricos, como EUA e União Européia, são os grandes compradores. Pois bem, olhem como andam as exportações dos países do Oriente!

Setser nos informa também que as exportações do Japão cairam 50% (cinquenta porcento!) em fevereiro de 2009 versus 2008. Em situação similar estão todos os países do Sudeste Asiático. E aí eu fico com medo.

Estes países vinham crescendo mais do que a média mundial, assim como deles era esperado que continuassem crescendo para sustentar (mais ou menos) a economia mundial. A China à frente, naturalmente.

Sucede que estes países eram e são dependentes de exportações para que seus PIB’s crescam e sua população possa consumir, suas empresas investir, etc. Se as exportações caem dramaticamente – porque os ricos não compram -, estas economias ficam estagnadas tão rapidamente como as ricas ficaram.

É um círculo vicioso assustadoramente perigoso. Espero estar errado e que não sejamos surpreendidos por uma recessão global ainda pior do que aquelas que são projetadas pelo FMI e outros (crescimento do PIB global por volta de zero).

E se você depende de exportações para aquela região, reflita sobre a sua estratégia.

Abraços e bom domingo! FB