Calma, os lucros NÃO cairam porque o juros foram reduzidos! Muito pelo contrário, lamentavelmente…

Iniciemos com alguns axiomas:

  1. Banqueiro, mais do que qualquer outra espécie do ecossistema capitalista, tem intolerância para lucrar menos do que lucrou antes.
  2. Ninguém (fora o Controller do banco) pode dizer com certeza o quão preciso é o balanço publicado de um banco. Fraude? Não! Julgamento apenas (e.g. provisões para devedores duvidosos).
  3. Gerente de banco é obcecado por entregar resultado, para ganhar mais bonus, e precisa dar crédito e conquistar novos clientes.

Mas é fato que os bancos brasileiros estão convivendo com muito mais inadimplência. Por outro lado, não seria politicamente correto demonstrar que estão lucrando mais com a crise, enquanto reduzem a oferta e aumentam o custo do crédito.

De todo modo, assumindo que o que lemos é a mais pura expressão da verdade contábil, temos:

  1. Os bancos irão buscar mais resultados a partir de agora.
  2. Eles vão querer emprestar mais, só que para as maiores empresas.
  3. E toparão emprestar para empresas menores, desde que com garantia de clientes grandes (tipo Adiantamento a Fornecedores), ou descontando recebíveis acima de qualquer suspeita.
  4. Desta forma, aos poucos, o spread cairá junto com a Selic

Analise este cenário e use-o a seu favor. Mas vá para a negociaçao de forma profissional, recheado de informações sobre você e sua empresa, para reduzir a percepção de risco que  banco tem do seu negócio.

Saudações, FB